Seu guia de informações e entretenimento nos bairros
Cursino, Ipiranga, Saúde e Sacomã
Não ande apenas pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram
Alexander Graham Bell
São Paulo, 11 de Dezembro de 2017
Notícias Colunas & Colunistas Giro do Ciranda Em Outros Bairros Atualidades
Planeta no Parque 2014 promove mostra cultural Rios e Ruas
Bairro: Todos os bairros

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o evento ocorre em três pontos da cidade: Parque Villa Lobos, Praça Victor Civita e um trajeto na Vila Madalena, propondo uma reflexão sobre a atual e séria escassez de água.

O Planeta Sustentável realiza o PLANETA NO PARQUE 2014, estimulando a população a conhecer as principais bacias hidrográficas que banham a cidade de São Paulo. Entre os destaques da programação gratuita está a mostra cultural Rios e Ruas, na Praça Victor Civita. Em tempo, o evento corrobora a reflexão sobre a atual crise do Sistema Cantareira, que abastece a maior parte da região da Grande São Paulo, cuja seca vem ganhando destaque nos noticiários do País. A escassez de água, sobretudo, é uma preocupação mundial há anos, uma situação agravada devido à desigualdade social e, sobretudo, à falta de manejo e de usos sustentáveis dos recursos naturais.

Além da mostra cultural, o PLANETA NO PARQUE 2014 terá uma agenda intensa de atividades e atrações gratuitas, instaladas em três pontos da cidade: Parque Vila Lobos, Praça Victor Civita e um trajeto na Vila Madalena. Como em todos os anos, o evento mescla informação e entretenimento para toda a família, promovendo experiência, reflexão e conhecimento.

Com a curadoria de Marcello Dantas, a mostra cultural Rios e Ruas (que fica em cartaz até 31 de julho) reúne, na Praça Victor Civita, quatro intervenções assinadas por Carla Caffé, Danilo Zamboni, Eduardo Srur, Paulo Von Poser e Zezão e realizadas no Baixo Curso do Rio Pinheiros, no Médio Curso do Rio Pinheiros, nos Vales dos Rios Anhangabaú e Itororó e na Baixada do Ibirapuera. O projeto busca retomar a paisagem por debaixo do concreto, descobrir por onde corriam os rios de São Paulo e reposicioná-los ao ar livre, por meio das obras criadas pelos renomados artistas. Outras atrações destacam-se durante os dois dias de programação especial para esse espaço, entre elas, o show ”O que Você Sabe Sobre H2O?”, com o grupo Mad Science. Vale destacar que a Praça Victor Civita será o ponto de chegada de uma expedição diferente.

No Parque Villa Lobos, o Espaço Planeta Sustentável apresentará um grande mapa da cidade adesivado no chão. Com criação de Flavia Sakai, do Estúdio Mondoyumi, e ilustração de Nik Neves, a instalação destacará os rios visíveis e invisíveis de São Paulo. Ainda na programação do PLANETA NO PARQUE no Villa Lobos, haverá a apresentação dos espetáculos “Bichos do Brasil” e “Gigantes de Ar”, do grupo de teatro e circo Pia Fraus.

Ainda na agitada agenda do PLANETA NO PARQUE 2014, há a incrível Expedição Rios e Ruas, com partida às 11 horas de sábado, 31 de maio, da Vila Madalena. Na rota, locais relacionados aos rios, como o Espigão de Caaguacu, divisor de águas das bacias do Rio Pinheiros e Tietê e Vale do Corujas. Após passar por uma das nascentes do Vale, o grupo seguirá observando o curso do riacho e os indícios de sua presença, como na Praça das Corujas e no Parque Linear. Tendo o relevo como referência, a expedição terminará no Rio Pinheiros, próximo à Praça Victor Civita.

Vale ressaltar que o Planeta Sustentável, idealizador do PLANETA NO PARQUE, fará a quantificação e neutralização das emissões de CO2, em parceria com a Eccaplan e o Programa Evento Neutro.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – PLANETA NO PARQUE 2014

 LOCAL: Praça Victor Civita

 

Sábado, 31 de maio
8 horas – Ioga para iniciantes 

9 horas – Ioga

10 horas – Mat Pilates

11 às 13h – Expedição Rios e Ruas (Vila Madalena)

14 horas – show O que você sabe sobre H2O?, dos cientistas malucos do Mad Science

15 horas – Show Bichos do Brasil, do grupo Pia Fraus

 

Domingo, 1º de junho

8 horas – Ioga para iniciantes

9 horas – Ioga

10 horas – Mat Pilates

11 às 13 horas – Oficina Rios e Ruas

14 horas - Show O que você sabe sobre H2O?, dos cientistas malucos do Mad Science

15 horas - Show Gigantes de Ar, do grupo Pia Fraus

 

LOCAL: Parque Villa Lobos

 

Sábado, 31 de maio
11h30 – Pocket show Gigantes de Ar, do grupo Pia Fraus

15h00 – Pocket show Gigantes de Ar, do grupo Pia Fraus

 

Domingo, 1º de junho
11h30 – Pocket show Bichos do Brasil, do grupo Pia Fraus

15h00 – Pocket show Bichos do Brasil, do grupo Pia Fraus

 

Serviço

PLANETA NO PARQUE 2014

Quando: 31 de maio e 1º de junho de 2014

Horário: das 8 às 16 horas

Onde: Parque Villa Lobos e Praça Victor Civita

Entrada Gratuita

Realização: Planeta Sustentável – Editora Abril

Patrocínio: Abril, Bunge, Petrobras e Caixa.

 

Endereços:

Parque Villa Lobos

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001

Alto dos Pinheiros, São Paulo – SP.

 

Praça Victor Civita

Rua Sumidouro, 580

Pinheiros, São Paulo – SP

 

Expedição Vila Madalena
Rua Werner Sack, 8

(esquina com a Heitor Penteado)

Vila Madalena, São Paulo – SP

 

Planeta Sustentável
Planeta Sustentável é uma iniciativa multiplataforma de comunicação que tem a missão de difundir conhecimentos sobre desafios e soluções para as questões ambientais, sociais e econômicas do nosso tempo. Dissemina conhecimentos sobre temas relacionados a sustentabilidade para 21 milhões de leitores anuais por meio de:

·        Mais de 30 títulos de revistas da Editora Abril;

·        Deste site, que reúne conteúdos exclusivos e também selecionados nas revistas parceiras e ainda mantém Meu Planetinha para crianças de 6 a 12 anos;

·        O Manual de Etiqueta Sustentável que apresenta novas ideias para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade e já soma mais de 11 milhões de exemplares desde seu lançamento em 2007;

·        Cursos, palestras, debates e conferências internacionais;

·        Edições especiais;

·        Aplicativos para tablet e IPhone e livros com o selo Planeta Sustentável.

Vale ressaltar que todo este trabalho é realizado com a ajuda de uma equipe dedicada, um conselho consultivo e cinco patrocinadores: Editora Abril, Bunge, CPFL Energia, Petrobras e Caixa.

 

Rios e Ruas
Rios e Ruas, criado pelo Instituto Harmonia, nasceu em 2010, fruto da parceria do arquiteto e urbanista José Bueno com o educador Luiz de Campos Jr. O projeto oferece o reconhecimento das principais bacias hidrográficas de São Paulo e a exploração in loco dos rios e riachos da cidade, soterrados ou não, por meio de oficinas prático-teóricas e vivências em expedições da nascente à foz dos cursos d’água.

 

Marcello Dantas
Marcello Dantas é curador de exposições e diretor de documentários desde 1986. Graduado em Cinema e Televisão e pós-graduado em Telecomunicações Interativas, pela New York University, estudou História da Arte e Teoria de Cinema, em Florença, Itália, e Relações Internacionais e Diplomacia, em Brasília. Em seus 27 anos de carreira, acumula em seu currículo aproximadamente 90 eventos e exposições e 20 prêmios.

 

Share |
Canal: Arte, Cultura e Lazer
Vitrine do Ciranda

O seu guia de produtos e serviços da região.

Acompanhe!
Publicidade
®2010 Ciranda No Bairro. Sistema por whiteRABBIT.